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ERMANS QUINTELA CARVALHO
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A PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: REFLEXÕES SOBRE CULTURA SURDA E LIBRAS POR MEIO DA OFERTA DE UM MINICURSO A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
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Data: Dec 14, 2021
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Esta pesquisa investiga como uma proposta de ensino de Libras para discentes do Ensino Médio integrado ao Técnico, do Campus Maceió do Ifal, propicia a inclusão de pessoas surdas. Apresentamos o Produto Educacional (PE), Guia para Acesso ao Minicurso “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal”, contemplando o ensino dos léxicos básicos da língua, bem como os conhecimentos teóricos e normativos acerca da identidade, cultura e especificidades educativas do surdo, além de concepções do Ifal e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com o intuito de fomentar a inclusão na EPT. O propósito do Produto Educacional é o de favorecer práticas interacionais, bem como diminuir barreiras comunicacionais e estigmatizantes por meio de uma pedagogia inclusiva, transformadora e libertária. Além disso, o estudo se propõe a indicar estratégias para superar limitações quanto à inclusão de pessoas surdas no ambiente escolar do Campus Maceió do Ifal. O objetivo principal da pesquisa é de problematizar a acessibilidade do aluno surdo com vistas à inclusão lançando mão de uma proposta de ensino de Libras e de aspectos culturais, linguísticos, legais e educacionais das comunidades surdas a estudantes do Campus Maceió do Ifal, de modo a possibilitar a interação dos sujeitos presentes do âmbito escolar e contribuir para a sua formação omnilateral, politécnica e integral e do trabalho como princípio educativo. O estudo investigativo é de abordagem qualitativa, cujo método é o da pesquisa-ação, com a inserção do pesquisador no espaço remoto de sala de aula, contando com a colaboração de discentes ouvintes e surdo, de docentes de Libras, de tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa (TILSP), além da equipe multidisciplinar (NAPNE). Os instrumentos da pesquisa incluem a aplicação de questionários semiestruturados e a observação em sala de aula, cujos resultados são utilizados em dois momentos. Primeiramente, na elaboração do Minicurso “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal” para o ensino de Libras e, posteriormente, para a elaboração do Guia para Acesso ao Minicurso. O PE servirá para a utilização por parte dos estudantes, de um modo geral, do Ifal, sendo esta proposta de ensino com temática central na inclusão das pessoas surdas na EPT.
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EDUARDO LOURENÇO FIGUEIREDO
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Saberes e Vivências das Mulheres Camponesas de União dos Palmares no Ensino de Agroecologia do IFAL – Campus Murici
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Data: Dec 3, 2021
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As instituições formais de ensino devem ser compreendidas como lugares de efetivação e reconhecimento das lutas coletivas de caráter emancipatório, bem como de construção de uma formação omnilateral que, para além de uma postura tecnicista diante dos conhecimentos, possibilite ao aluno pensar questões de relevância social. Nesse sentido, entendemos que o diálogo da escola com movimentos sociais pode ser de grande utilidade na constituição desse tipo de formação. Levando essas informações em consideração, a presente pesquisa se propõe a contribuir para a promoção de uma formação omnilateral para os estudantes do segundo ano do ensino médio integrado ao técnico do curso de agroecologia do IFAL – Campus Murici através da inserção de saberes e vivências de mulheres camponesas no ambiente formal de ensino. Para tanto, pretende-se dar visibilidade aos conhecimentos e narrativas de um grupo de mulheres do campo, de União dos Palmares – AL, com o intuito de, aprofundando as discussões que se fazem a partir dos saberes e lutas dessas mulheres, contribuir para o desenvolvimento da formação integral dos sujeitos. O estudo é qualitativo, do tipo pesquisa-ação e a intervenção se dará a partir da produção, apresentação e entrega de um ebook que apresente os saberes e vivências das Mulheres Camponesas de União dos Palmares – AL e que servirá como recurso didático para aulas de disciplinas diversas do curso de Agroecologia do IFAL, Campus Murici.
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MARIA DE FÁTIMA DA SILVA
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DA FERRAMENTA WEBQUEST NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ORIENTAÇÃO DE PESQUISA EM FONTES VIRTUAIS
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Data: Nov 23, 2021
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A sociedade contemporânea se desenvolve por meio de redes e algoritmos, que favorecem o acesso à (des)informação, o que exige o desenvolvimento das capacidades de análise, síntese e crítica. Neste contexto, a Educação Profissional e Tecnológica contribui para a formação integral do sujeito quando assume o trabalho como princípio educativo e desenvolve a pesquisa como princípio pedagógico. A presente investigação visa contribuir para aprofundar os conhecimentos docentes sobre a ferramenta Webquest, seus princípios epistemológicos e operacionais, de modo a favorecer a orientação de pesquisas escolares em fontes virtuais, durante o ensino presencial ou Ensino Remoto Emergencial. A base epistemológica que orientou essa pesquisa foi o materialismo histórico-dialético. A pesquisa tem natureza qualitativa, atendeu a fins exploratórios, descritivos e, em algumas etapas, explicativos. Adotou-se o método da pesquisa-ação por considerar sua adequação à resolução de problemas que partam do interesse do pesquisador e dos participantes da pesquisa. O Produto Educacional desenvolvido foi uma sequência didática, aplicada via Oficina Virtual. Os resultados desta investigação demonstram que a ferramenta Webquest favorece a indissociabilidade entre ensino e pesquisa; e dentro do contexto Ensino Remoto é uma ferramenta eficaz no processo de orientação das atividades assíncronas. O maior desafio identificado para utilização da Webquest é a construção metodológica de uma proposta em que educandos e educadores atuam como produtores de conhecimento, não apenas como sujeitos que seguem roteiros ou indicam fontes de informação para a pesquisa, respectivamente. A superação desse desafio exige investimento na formação docente, bem como garantia de tempo para que os docentes possam atuar como pesquisadores e produtores de ferramentas didáticas.
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THAISA MARTINS PORTO DE SOUZA MÉLO
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Alimentação Escolar e Sustentabilidade: compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do Campus Batalha - Ifal
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Data: Sep 17, 2021
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Esta pesquisa tem por intuito desenvolver práticas sustentáveis no propósito de sensibilizar os/as estudantes e demais segmentos da comunidade escolar para questões relacionadas às sustentabilidades ambiental, econômica e social. O objetivo principal é promover a prática de compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do IFAL – Campus Batalha, utilizando-a como elemento didático-pedagógico na articulação entre teoria e prática com fim na aprendizagem significativa. A compostagem é considerada uma das tecnologias mais efetivas na gestão de resíduos orgânicos e deverá permitir a integração entre diferentes componentes curriculares. Nesse sentido, o Produto Educacional (PE) desta pesquisa “Oficinas de educação alimentar e nutricional: a sustentabilidade em uma perspectiva transdisciplinar, apresentadas no formato de e-book, se propôs a discutir as seguintes temáticas: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e sustentabilidade, problematização sobre a cultura do desperdício e o sistema produtivo hegemônico e compostagem como prática de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos. O PE foi desenvolvido a partir de práticas pedagógicas sob uma perspectiva dialógica e problematizadora, na finalidade de contribuir para uma formação integrada no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa foi desenvolvida com base numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação e os instrumentos metodológicos aplicados para o diagnóstico desta pesquisa foram os questionários semiestruturados, realizados com 6 discentes da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Agroindústria e 4 docentes das disciplinas de Biologia, Química, Matemática e Gestão de resíduos, ambos do Campus Batalha. Os resultados obtidos apontam para a importância do PNAE na garantia do direito humano à alimentação adequada, que, associado à prática de compostagem, apresenta-se como um importante avanço em direção ao desenvolvimento sustentável. Além disso, a compostagem foi identificada como um instrumento de articulação entre teoria e prática com foco na inter/transdisciplinaridade. Tais prerrogativas foram ratificadas ao longo da aplicação das oficinas que contou com uma participação efetiva de 36 estudantes e 4 docentes. Esse intento foi realizado por meio de reflexões/problematizações suscitadas pelos/as estudantes e docentes, ficando ainda mais evidentes a importância do PNAE como um fator de proteção social para os/as estudantes comensais do refeitório do Campus Batalha, a compostagem como uma importante ferramenta para a gestão de resíduos orgânicos e, consequentemente, para articulação entre teoria e prática entre os diversos campos de saber, fomentando ações de educação alimentar e nutricional. As oficinas passaram por um processo de avaliação final do Produto Educacional, mediante resposta a questionário semiestruturado, fundamentado na metodologia da pesquisa-ação. Essa avaliação envolveu 4 docentes e 25 estudantes participantes da pesquisa. As percepções registradas pelo público-alvo supramencionado, reafirmam a aprovação do Produto educacional, uma vez que, entre esse público, não foram identificados problemas e não foram indicadas sugestões e/ou necessidades de adequação do PE.
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OLIVIA GABRIELLY LARANJEIRA SILVA
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Promoção de saúde na escola: a teoria das marés como prevenção e suporte aos transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Médio Integrado
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Data: Sep 13, 2021
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As abundantes e radicais mudanças que têm ocorrido nos processos de trabalho têm sido fonte de desgaste físico e emocional. A reconhecida desigualdade de renda que caracteriza a estrutura social brasileira reflete diretamente nas condições de saúde. Desta forma, ao interpretar a realidade de acordo com o materialismo histórico-dialético, percebe-se que os adolescentes e jovens, que estão incluídos neste contexto social, são diretamente afetados pela problemática. A Lei 9394/96, ao estabelecer as diretrizes e bases da educação brasileira, enuncia que o Ensino Médio deve acontecer como uma formação integrada, que desenvolva o indivíduo em todas as suas dimensões. Compreendendo que a atuação da enfermagem, na escola, contribui para a permanência e conclusão com êxito dos estudantes, resolveu-se utilizar a Teoria das Marés como ferramenta de prevenção e suporte aos transtornos de ansiedade nos estudantes do Ensino Médio Integrado. Objetivo: Investigar a presença de transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Alagoas, bem como a existência de material orientador para o acompanhamento de tais situações, a fim de construir produto educacional que colabore com a prática de cuidados em saúde mental pela equipe de Enfermagem da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Metodologia: Este trabalho assume a pesquisa-ação como técnica de pesquisa, visto que se propõe a melhorar o contexto dos transtornos de ansiedade no Ifal. Como instrumento metodológico para o diagnóstico, utilizou-se um questionário semiestruturado com os/as enfermeiros/as para observar a formação inicial e continuada relacionada à saúde mental e a percepção deles acerca da implantação de um modelo teórico e procedimental voltado para esta área. Estes dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Da pesquisa diagnóstica, participaram 11enfermeiros/as; 100% referiu atender demandas de saúde mental. Em relação ao transtorno mais atendido, 100% relata que a ansiedade prepondera. Em 72,7% dos Campi encontra-se a presença de profissionais psicólogos/as, fato que não diminuiu significativamente os atendimentos dos/as enfermeiros/as para esta demanda. Grande parte dos/as adolescentes permanecem sem diagnóstico e quando tem, nem sempre conseguem atendimento na Rede de Atenção à Saúde. Grande parte dos/as enfermeiros/as (90,9%) relatam ter estudado a disciplina de saúde mental, mas nem sempre se sentem totalmente preparados/as para o atendimento de transtornos mentais. Todos/as os/as profissionais concordam sobre a necessidade de capacitações em saúde mental e se esforçam para ampliar o conhecimento na temática. A maioria não conhece a Teoria das Marés, mas acredita que um modelo teórico e procedimental pode contribuir para a prática de enfermagem. Considerações Finais: A Teoria das Marés representa uma possibilidade importante de assistência de enfermagem em saúde mental. A ausência de homogeneidade na assistência de enfermagem no ambiente escolar exige práticas inovadoras capazes de reconhecer situações de risco, elaborar diagnósticos precoces e gerar intervenções que forneçam resultados positivos aos/as adolescentes e jovens, para isso, foi elaborado o Guia Teoria das Marés.
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LENIN MENDES COSTA
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Utilização de objetos de aprendizagem para inclusão de alunos surdos no Ensino Médio Integrado ao Técnico
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Data: Aug 31, 2021
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A partir da aplicação de políticas públicas que tratam do processo de inclusão social das Pessoas com deficiências (PcD) no Brasil, as Instituições Federais de Ensino passaram a ocupar um papel de destaque, especialmente no campo educacional quando as leis passaram exigir, além da inclusão na Educação, a reserva de vagas na rede federal de educação. Como resultado final, o acesso dessas pessoas à Educação possibilitou tanto o ingresso na escola como também seu acesso ao conhecimento científico e ao mundo do trabalho. No entanto, o percurso dessa inclusão escolar não ocorreu de forma linear ou plena dentro dos Institutos Federais (IF). Por exemplo, no Instituto Federal de Alagoas, campus Marechal Deodoro (IFAL/MD), após pesquisa diagnóstica, ficou evidente a necessidade do uso de materiais didático-pedagógicos para auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo matriculado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A falta desses materiais representa um desafio à inclusão escolar e à Educação, que precisam se adequar às necessidades desse aluno. Diante dessa constatação, buscou-se a elaboração de um Produto Educacional que permitisse ao aluno surdo, no Ensino Médio Integrado ao Técnico, a necessária aquisição de conhecimentos científicos e, consequentemente, a permanência dele na escola em igualdade de condições com seus pares ouvintes. O percurso metodológico da pesquisa diagnóstica se apoiou numa abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, elaborada por meio de um questionário aplicado aos alunos do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente do IFAL/MD, com objetivo de subsidiar o desenvolvimento de dois momentos diferentes: (i) elaboração da pesquisa diagnóstica junto a dois alunos surdos do referido Curso; e (ii) construção e aplicação do Produto Educacional. Os dados coletados demonstraram que não há registros de materiais adaptados para esses alunos, e que tais materiais são extremamente importantes no processo de ensino deles. Verificou-se também que a instituição educacional, diante de uma prática pedagógica inclusiva, precisa se adequar à legislação e se mobilizar para reverter esse quadro de forma a promover pesquisas, novos métodos e técnicas pedagógicas, no sentido de criar produtos educacionais e estratégias que atendam às necessidades educacionais especiais de determinados grupos de alunos e que proporcione condições efetivas de aprendizagem. Os dados analisados, em diálogo com os autores presentes na fundamentação teórica, serviram de base para a elaboração do Produto Educacional voltado a esses alunos, como forma de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
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ROSIENE SILVA DE ARAUJO
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Conselho Escolar na Rede de Educação Profissional e Tecnológica: orientação à participação engajada no Conselho de Campus
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Data: Aug 30, 2021
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A perspectiva de uma educação integral, defendida pela Constituição de1988, se coaduna com determinação constitucional para a implantação da gestão democrática enquanto princípio de ensino. Chamada também de gestão participativa, esse tipo de gestão consiste no envolvimento de todos que fazem parte, direta ou indiretamente, do processo educacional visando o estabelecimento de objetivos, soluções de problemas, tomada de decisões e proposição de planos de ação (LÜCK, 2011). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 apresenta três tópicos na defesa desse modelo de gestão: a) o conselho escolar ou associações de pais e mestres, b) o projeto pedagógico curricular e c) a eleição de dirigente escolar (NÓBREGA et al, 2011). No presente trabalho, nos detivemos no conselho escolar, órgão colegiado representativo de toda a comunidade. A pesquisa teve por objetivo investigar como os estudantes enxergam a forma pela qual a unidade de ensino é gerida, bem como, compreender como foi a participação dos mesmos no processo de implementação do conselho de campus da escola analisada e se há intenção por parte deles em participar dos processos decisórios. Para tanto, foram aplicados questionários e entrevistas, com discentes e representantes do movimento sindical e do grêmio que atuam na instituição; e consultados documentos que tratam do tema. Concomitantemente, foi elaborada uma cartilha visando orientar a comunidade escolar, sobretudo os discentes, sobre a importância do conselho escolar, bem como objetivando estimular a participação de maneira engajada no órgão. Como resultado, pôde-se constatar o baixo conhecimento dos discentes em relação ao órgão e a necessidade de aproximação dos mesmos com a gestão da unidade de ensino, uma vez que os entrevistados se reconhecem como excluídos dos processos decisórios. Em relação a cartilha, espera-se que seja uma ferramenta para que os estudantes busquem participar de forma engajada do conselho de campus e que consigam enxergar a necessidade de exercerem sua cidadania de maneira ativa, atuando e fiscalizando o serviço oferecido pela instituição escolar da qual fazem parte, e, por conseguinte, dos demais serviços públicos dos quais fazem uso.
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WASHINGTON LUIS SANTOS DA SILVA
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Etnozootecnia como proposta de valorização dos conhecimentos tradicionais em EPT.
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Data: Aug 30, 2021
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Este trabalho é um estudo etnozootécnico que se desenvolveu na cidade de Palmeira dos Índios e região com o objetivo de recolher conhecimentos sobre o comportamento tradicional na criação de animais domésticos. Foram coletados dados para a caracterização dos sujeitos participantes, bem como os métodos e costumes regionais para a criação de animais domésticos (bovinos, caprinos, suínos, galinhas, marrecos, coelhos, equinos, cães e gatos). Os sujeitos participantes possuíam idade média entre 40 e 50 anos, de ambos os sexos, sendo a maioria iletrado ou com baixa escolaridade que desenvolvem ou desenvolveram atividades ligadas á agricultura ou criação animal. Dentre os conhecimentos mais registrados destacam-se o uso de fitoterápicos, rezas e orações (ainda persistindo as superstições em seres sobrenaturais tais como a caipora e outros). Nos animais, o uso dos conhecimentos tradicionais ocorre no tratamento de feridas cutâneas e controle de verminoses. A cartilha contribuiu para a valorização dos conhecimentos empíricos e tradicionais ainda em uso nas comunidades rurais, além disso possibilita a preservação da memória por meio da transmissão das crenças no processo de formação de profissionais técnicos da área das Ciências Agrárias.
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HÉRLEI MARIANO MARTINS ALVES
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Contribuições dos Técnicos Administrativos em Educação nos Processos de Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica
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Data: Aug 26, 2021
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A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), apresenta como objetivo principal analisar as contribuições dos técnicos administrativos em educação nos processos de inclusão na Educação Profissional e Tecnológica, ofertando, como Produto Educacional, um curso sobre inclusão escolar para técnicos administrativos em educação do Ifal/campus Santana do Ipanema. Do ponto de vista metodológico, a investigação filia-se à abordagem de cunho qualitativo, ancorando-se na metodologia da pesquisa-ação. Na etapa diagnóstica, o mapeamento do contexto investigado dispôs da participação de 24 técnicos administrativos em educação, lotados no campus do Ifal em Santana do Ipanema e 10 técnicos administrativos em educação, lotados em outros cinco campi do Ifal, ouvidos por meio de questionário semiestruturado. Em seguida, elaborou-se o curso sobre inclusão escolar que foi aplicado a 20 técnicos administrativos em educação do Ifal, sendo 14 do campus Santana do Ipanema e 06 com representação de outros cinco campi do Ifal. Após a aplicação, o Produto Educacional foi submetido à avaliação dos participantes da pesquisa, em atenção aos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, com seu caráter colaborativo. Os resultados sinalizam a importância de se considerar a dimensão pedagógica na atuação do técnico administrativo em educação, assegurando, por seu turno, formação na perspectiva da inclusão escolar.
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RAFAEL FELIX LEITE
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Formação Humana Integral e Currículo Integrado: o debate crítico sobre o sistema de justiça brasileiro em material paradidático no ensino médio
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Data: Aug 23, 2021
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Essa pesquisa, desenvolvida no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tem por objetivo principal identificar o tratamento do debate sobre sistema prisional nos livros didáticos e salas de aula de Sociologia do Instituto Federal de Alagoas, em específico no campus Maceió, e propor material paradidático para o Ensino Técnico Integrado, ligado diretamente ao conteúdo programático do referido componente curricular. Relacionado a este objetivo, visa-se ampliar o conhecimento sobre o sistema prisional e as formas de trabalho na sociedade contemporânea através do reconhecimento do trabalho prisional. A partir disto, qualificar esta discussão através da construção de Caderno Reflexivo, ao tempo que se propõe colaborar para a superação de estigmas e preconceitos que incidem sobre a naturalização de desigualdades constituídas historicamente e vivenciadas pela população privada de liberdade. Para tanto, usou-se a abordagem metodológica qualitativa, através da Investigación-Acción-Participante de Fals Borda, o princípio do artesanato intelectual de Wright Mills e a formação humana integral como condutora de todo o processo. Em princípio, realizamos revisão bibliográfica prévia e na etapa diagnóstica, aplicamos questionários com dez professores/as de Sociologia de diferentes campus do IFAL, entrevistamos cinco professoras/es de Sociologia do campus Maceió e aplicamos questionários em doze estudantes do curso de Estradas do campus Maceió. A partir desses dados, construímos a versão prévia do Caderno Reflexivo. Este material foi validado por quatro pesquisadoras/es da temática abordada e por dez professoras/es de Sociologia do Instituto Federal de Alagoas. Avalia-se que esse Caderno pode qualificar a discussão sobre o sistema prisional e possibilitar espaços reflexivos em sala de aula que representam um esforço na superação de desigualdades sociais.
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MAYARA SIQUEIRA DE MELO
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Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos no Curso Técnico de Artesanato do Ifal - Campus Maceió: identidade, tecnologia e trabalho
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Data: Aug 19, 2021
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Esta pesquisa investigou práticas educativas sobre uso de mídias digitais e de recursos técnicos, tendo como meta a elaboração de um produto educacional para o Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió, no intuito de fomentar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar e seu uso na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo principal analisar o conhecimento sobre TDIC dos discentes do PROEJA do Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió. O propósito foi identificar de que modo as tecnologias se inserem em práticas de divulgação dos produtos artesanais que elaboram. A questão norteadora da pesquisa propôs pensar como os discentes do Curso Técnico em Artesanato do IFAL, Campus Maceió difundem informações sobre o trabalho artesanal que realizam. Quanto ao tipo de pesquisa, se classifica como descritiva, sendo de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os instrumentos metodológicos escolhidos foram questionários semiestruturados e notas de campo. Os dados foram utilizados e triangulados de forma complementar para o produto educativo no formato de blog. A definição por este tipo de canal online resultou da possibilidade de poder atualizar suas páginas e postagens em outras redes sociais massivas, sem risco de exclusão, o que preserva o registro. A proposta inicial da intervenção seria com 30 alunos/artesãos durante o VI Módulo do Curso Técnico de artesanato, nas aulas do componente curricular de Marketing e Logística, pois tem conteúdos sobre a temática, no entanto, em função da variável interveniente da Covid-19 a pesquisa precisou ser ajustada ao momento atual. Sendo assim, a primeira etapa da pesquisa foi realizada de forma virtual via whatApp e ligação telefônica com doze colaboradores e a entrega e assinatura dos documentos foram realizadas de forma presencial, já a segunda etapa de avaliação do Blog foi realizada com dois alunos de forma presencial. Os 12 alunos não tiveram aula virtual na etapa de levantamento de dados, o que exigiu elaboração de protocolo, validado pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM) e Laboratório de Neurociência Cognitiva (LNeC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde do HEMOPE (Protocolo nº 1.578.277) cumprindo a resolução (466/12) do Conselho Nacional de Saúde. O resultado esperado indica que o produto educacional Blog: Artesanato IFAL em Rede possibilitará maior exibição das peças elaboradas por alunos do Curso de Artesanato do IFAL, através da divulgação do trabalho e ações desenvolvidas pelos artesãos, como também poderá contribuir para potencializar a difusão e o reconhecimento do artesanato.
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DANIEL OLIVEIRA DA SILVA
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O ensino de filosofia na Educação Profissional e Tecnológica: produção de uma história em quadrinhos para o ensino de lógica
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Data: Aug 6, 2021
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As histórias em quadrinhos (HQs) têm sido utilizadas como instrumento didático-pedagógico em diferentes áreas do conhecimento. Na Filosofia, no entanto, ainda são pouco utilizadas. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um produto educacional que, no formato de história em quadrinhos, possa contribuir no processo educativo do componente curricular de Filosofia e na formação humana omnilateral na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado, no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL. O estudo investigativo é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação, cujo instrumento metodológico, inclui o questionário semiestruturado, cujos resultados encontrados possibilitaram uma proposta de HQ para melhor compreensão dos conceitos filosóficos por parte dos discentes nas aulas de filosofia do curso pesquisado e o aperfeiçoamento da nossa prática docente no ensino deste componente curricular.
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ROBERTO IDALINO BARROS
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Identidades LGBTQIA+ Silenciadas: rodas de conversa sobre diversidade sexual e de gênero na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio
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Data: Jul 29, 2021
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A diversidade sexual e de gênero das/os estudantes é uma das questões que se tem evidenciado na escola nos últimos tempos, principalmente nas duas últimas décadas. Nesse sentido, faz-se imprescindível estudos para analisar como o espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional de nível médio, tem se colocado diante dessa temática em termos de reflexão, currículo e inclusão. Aspectos ligados à diversidade sexual e de gênero, quando não considerados no contexto escolar, podem representar uma forma de exclusão (JUNQUEIRA, 2009; BENTO, 2011). Nesse contexto, o objetivo deste estudo é o de possibilitar espaços de discussões que envolvessem as identidades LGBTQIA+ em contextos formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da formação de rodas de conversa, com vistas à produção de um Produto Educacional. Este tema está diretamente articulado à transversalidade do currículo escolar na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), uma vez que esta tem como cerne a perspectiva de educação crítico-emancipatória (RAMOS, 2014; PACHECO, 2011). Um estudo com tal enfoque apresenta-se relevante para refletir e propor um currículo e uma escola que vise à inclusão da diversidade em seus programas de ensino (MISKOLCI, 2012; PELÚCIO, 2014). Desse modo, a pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, cujo método é o da pesquisa-ação, embasado em autores como Thiollent (2007), Barbier (2002) e Tripp (2005). Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Uma das principais técnicas de pesquisa utilizadas foram as Rodas de Conversa com as/os participantes voluntárias/os, envolvendo estudantes e técnicos-assistenciais com vistas à apreensão de suas vozes para a elaboração de um Produto Educacional (PE). Instrumentos como questionários-perfil, aplicados a docentes, estudantes e pessoal técnico-assistencial, e questionários de satisfação também compuseram a coleta dos dados. Como resultados, constatamos que há um fosso entre as normativas que orientam a inclusão da temática da diversidade sexual e de gênero no currículo e na sua efetiva prática; todas/os alegam a necessidade de uma abordagem mais sistemática dessa questão no currículo da instituição; e, ainda, a aplicação do Produto Educacional, junto aos segmentos participantes da pesquisa, comprovou sua efetividade no que tange à promoção de debates sistemáticos nesse sentido.
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MARIA JOSÉ GUERRA
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Inclusão da Visão Monocular no Contexto da Educação Profissional, Orientações e Ações a Respeito: uma abordagem dentro do Napne-Ifal
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Data: Jul 22, 2021
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A Educação Inclusiva no cenário da educação profissional e tecnológica vem disseminando políticas públicas educacionais no país, diante desta conjuntura buscou-se pesquisar pela INCLUSÃO DA VISÃO MONOCULAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ORIENTAÇÕES E AÇÕES A RESPEITO: Uma abordagem dentro do NAPNE-IFAL. Neste viés o estudo visa Identificar através dos envolvidos com o Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas-NAPNE do IFAL acerca do discente com Visão Monocular e Como os envolvidos com o NAPNE do Instituto Federal de Alagoas lidam e orientam as ações com relação aos discentes com Visão Monocular? Essa indagação transita pelo campo do pressuposto que consideram a visão monocular como baixa visão, pela dualidade existente entre as legislações, por esta razão enfrentam desafios na execução das tecnologias assistivas, partindo do pressuposto que só conhecem a baixa visão. A base teórica contempla Diniz, Mantoan, Freire, Tardif, Thiollent, Sacristán dentre outros. O estudo que será desenvolvido tem caráter investigativo de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluem questionário semiestruturado, para docentes e técnicos administrativos envolvidos com NAPNE do IFAL sobre o atendimento as pessoas com visão monocular. Assim como buscar-se-á, elaborar o perfil dos discentes do IFAL acometidos da visão monocular. O produto desta pesquisa foi organizado em formato de cartilha, propõe-se desenvolver uma contextualização da educação profissional inclusiva abordando orientações e acerca da visão monocular.
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VALMIR ROGÉRIO E SILVA
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Tecnologia, Educação e Trabalho no Ensino Médio Integrado: o fenômeno da aceleração social do tempo
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Data: Jul 16, 2021
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As tecnologias digitais (TD) tem modificado a forma como interagimos na sociedade. A todo instante aplicativos de mensagens instantâneas, serviços de e-mail ou as diversas redes sociais disponíveis requerem a nossa atenção. Uma das consequências desse aumento significativo no fluxo de informações é a impressão de que o tempo não é suficiente para atender a todas as demandas atuais de interação. Estudos que compõem o referencial teórico deste estudo sugerem que as TD, além de imprimirem uma nova dinâmica nas relações sociais, podem ser utilizadas para organização pessoal e para proporcionar o ganho de tempo. Nesse contexto, esta pesquisa buscou responder se o uso de tecnologias digitais pode contribuir para a organização do tempo de estudos, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi elaborar um Produto Educacional, do tipo aplicativo de celular, para gerenciamento do tempo dedicado aos estudos, com a colaboração dos alunos que cursam nível Médio Integrado ao Técnico em Informática para Internet do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. O referencial teórico incluiu autores da área de pesquisa-ação e da educomunicação com ênfase em estudos que privilegiam o uso da internet na educação e reflexões sobre cibernética no ensino. Quanto à metodologia, esta investigação é de natureza aplicada, do tipo pesquisa-ação, fundamentada numa abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados foram a análise documental e a pesquisa online, na qual foram aplicados questionários como instrumentos de coleta de dados. Para a análise dos dados coletados, foram utilizadas técnicas de análise interpretativa e análise de conteúdo. Os resultados deste estudo evidenciaram que o uso de tecnologias digitais colabora para a gestão do tempo e pode favorecer a produção do conhecimento e aprendizagem autônoma. Também se verificou a relação entre o avanço tecnológico e o fenômeno da aceleração social do tempo e a necessidade de ampliar esse debate em diferentes áreas do conhecimento para fomentar a discussão sobre as TD na educação integral.
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BRUNO AMORIM RAMOS
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Robôcactus: uma proposta para a prática de lógica de programação por meio da Robótica Educacional e da plataforma Arduino na Educação Profissional e Tecnológica
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Data: Apr 16, 2021
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A presente pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação do produto educacional Robôcactus como ferramenta para a práxis na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ilustrando a realidade do produto educacional antes da pandemia de COVID-19, em caráter presencial por meio de uma oficina e, também, durante a pandemia com a utilização dos recursos virtuais na modalidade de Educação à Distância (EAD). Para tanto, inferiu-se como necessário o uso dos aparatos teórico-metodológicos da robótica educacional e da plataforma Arduino. O referido trabalho recorreu à metodologia da pesquisa-ação participante e às metodologias ativas de Sala de Aula Invertida (SAI) e da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Ante as dificuldades e a desmotivação dos discentes no componente de lógica de programação, fora desenvolvida uma metodologia que visa mitigar a dicotomia entre a teoria e a prática, possibilitando vislumbrar a contribuir na formação do pensamento crítico e do conhecimento técnico do discente, fatores estes importantes para o desenvolvimento humano e profissional no século XXI. O levantamento de dados contou com a aplicação de questionários semiestruturados. Por fim, a análise de conteúdo revelou a experiência positiva da utilização da robótica como agente motivador tecnológico no âmbito escolar, bem como o desenvolvimento de conceitos amplos sobre robótica, programação de computadores e Arduino.
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JONATHAS COSTA VIEIRA DOS SANTOS
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Trabalho, Ciência, Tecnologia e Sociedade: reflexões no contexto do Ensino Médio Integrado ao Técnico com formação em Eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas
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Data: Mar 4, 2021
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Este trabalho discute criticamente a prática científica vinculada aos seus impactos sociais e nas relações de trabalho no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, além de apresentar o desenvolvimento de um Produto Educacional, em formato de vídeo, construído para alunos da terceira série do ensino médio integrado ao técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. O Produto Educacional reflete a história do cientista inglês Michael Faraday (1791-1867), responsável pelo descobrimento do princípio dos transformadores e dos motores elétricos, máquinas fundamentais para a Eletrotécnica e significativas no universo formativo dos discentes. O material foi aplicado no âmbito do componente curricular Máquinas Elétricas, seguido de uma discussão mediada pela equipe de pesquisa e por um professor colaborador. Seu objetivo é contribuir com à formação humana integral promovendo uma reflexão em torno da ciêcia e da tecnologia enquanto produções humanas com implicações sociais que perpassam o mundo do trabalho . O estudo é de caráter qualitativo e utiliza o método da pesquisa-ação. A base teórica da pesquisa conta com autores como Ciavatta, Ramos, Moura e Saviani, entre outros, todos filiados à corrente político-filosófica progressista. Dados coletados através de questionários semiestruturados foram interpretadas utilizado-se a técnica de Análise de Conteúdo e organizados em quadros temáticos contendo as representações de ciência e tecnologia, associadas aos impactos dessas no mundo do trabalho, tais como expressas pelos estudantes. Os resultados demostram nos sujeitos capacidade de articulação conceitual entre os temas centrais da pesquisa, mas ausência de posicionamentos críticos quanto à questionável neutralidade de ciência e tecnologia na sociedade, ou de conflitos de interesses que pudessem interferir na concepção desses elementos. Também apontam para o potencial do Produto Educacional como material de aprendizagem significativa no contexto da EPT.
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DIEGO DOS SANTOS ALVES
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História, Memória e Imagem Quilombola: o vídeo educativo como recurso didático no currículo do Ensino Médio Integrado
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Data: Feb 26, 2021
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Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), possui como objetivo principal investigar o lugar da memória quilombola na memória coletiva da comunidade do Alto do Tamanduá/AL e nos currículos oficiais do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas. Vinculado ao objetivo principal, apresentamos um outro: produzir vídeo educativo que amplie o conhecimento acerca das comunidades remanescentes quilombolas no universo formativo do Ensino Médio Integrado, sob o paradigma da formação integrada. O vídeo educativo apresenta-se como Produto Educacional (PE), sendo acompanhado por uma sugestão de Sequência Didática, que apresenta múltiplas possibilidades para o trabalho com a história e memória quilombola. Este intento foi realizado tendo como base a abordagem qualitativa, com aporte nos métodos da pesquisa-ação e da História Oral. A primeira parte da pesquisa-ação oferece um diagnóstico acerca do contexto educacional, captado por meio de questionários fechados e entrevistas semiestruturadas, aplicados a 31 estudantes do campus do Ifal em Santana do Ipanema e a 31 professores lotados no Instituto Federal de Alagoas. Na fase seguinte, foram realizadas as entrevistas com moradores/as da comunidade remanescente quilombola do Alto do Tamanduá/AL, que compõem o material audiovisual do Produto Educacional. Para tanto, adotou-se a perspectiva da História Social inglesa, que privilegia as narrativas tecidas por homens e mulheres comuns, que um sem-número de vezes têm seu protagonismo preterido em relação aos mitos públicos. O vídeo educativo passou por avaliação de pesquisadores/as, docentes, estudantes e moradores/as quilombolas. Concebe-se que a presente investigação cria possibilidades para a ressignificação do lugar ocupado pelos quilombolas no currículo e nas práticas educativas, contribuindo para uma educação antirracista, que valorize a história e memória afro-brasileira e africana, e desconstrua padrões discriminatórios, racistas e excludentes.
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