Análise de conjuntura sobre Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: avanços e retrocessos.
Revista Brasileira de Educação Tecnológica (IFRN), revista Retratos da Educação, Revista Educação e Sociedade (Dossiê Reforma do Ensino Médio): estudos atuais.
Ponto de vista: Educação pública, estatal, gratuita, laica, igualitária.
Diferenças entre educação garantida pelo Estado e educação garantida pelo mercado: os projetos societários em disputa.
O sentido do PROFEPT: formação de sujeitos competentes, críticos e autônomos.
Decreto 2.208/1997; PROEP;
Proeja (conjuntura atual); Pronatec (pensar sobre a exclusão da formação humana integral);
PNE 2014-2024/Reforma do Ensino Médio; PEC 241 (55)/2016, atual Emenda Constitucional (EC 95);
A proposta de reforma do Ensino Médio e seus complicadores: redução da carga horária de 2.400 horas para 1.800 horas na BNCC. As distintições/distorções entre os setores público e privado; congelamento de recursos;
Os produtos educacionais no PROFEPT: ênfase na EP
1 hora de atividade não presencial: Leitura: Revista Brasileira de Educação Tecnológica (IFRN), revista Retratos da Educação, Revista Educação e Sociedade (Dossiê Reforma do Ensino Médio).
Ciência e senso comum: características. O plágio como interdito: ética na pesquisa. Técnicas para organização dos estudos. Pesquisas em ambientes virtuais confiáveis. Como pensar o tema da pesquisa. Como pensar o pré-projeto de pesquisa (formato e conteúdo). Introdução às reflexões sobre o produto educacional: relações com as linhas de pesquisa, relações com a metodologia proposta e o paradigna da pesquisa-ação.
1 hora de atividade não-presencial para pesquisa nas bases Scielo, Google Acadêmico ou Capes. Palavras-chave: pesquisa-ação, produto educacional.
Pesquisas em ambientes confiáveis: Scielo, Google Acadêmico, Capes, universidades, institutos, centros universitários e tecnológicos etc.
Configuração de páginas e parágrafos conforme ABNT.
Definição do tema (a ser desenvolvido posteriormente com o orientador);
Justificativa do pré-projeto: relevância do estudo, razões que motivam o estudo;
Objetivo geral e específicos: relações com metodologia, justificativa e cronograma.
Verbos dos objetivos: limites e possibilidades
Referencial teórico: a importância da pesquisa-ação para pensar o produto educativo.
1 hora para atividade não-presencial: Pesquisar nas plataformas de pesquisa indicadas sobre pesquisa-ação com tema previsto para o projeto de pesquisa. Leitura dos textos indicados.
Metodologia (etapas da pesquisa, procedimentos e técnicas);
Cronograma: a importância da organização do tempo para estudos, levantamento dos dados, execução da pesquisa e produção escrita;
Referências: ABNT, sistema autor-data.
1 hora de atividade não-presencial: leitura científica e produção do projeto de pesquisa: capa, folha de rosto, objetivo geral, objetivos específicos.
Organização dos materiais e produção textual com base nas aulas anteriores. Como usar citações (diretas e indiretas) com base na ABNT.
1 hora de atividade não-presencial: leitura do e-book sobre metodologia com ênfase na pesquisa qualitativa e pesquisa-ação.
* Concepções e paradigmas de pesquisa: métodos quantitativo, qualitativo e misto;
* O professor pesquisador;
* Abordagens qualitativas em Educação.
Formatação do texto: instituição, título, autor, apresentação (visite o memorial), objeto ou problema da pesquisa; revisão da literatura; metodologia (instrumentos, fontes, procedimentos metodológicos, etapas de investigação); Cronograma (etapas da pesquisa); Referências.
1 hora de atividade não-presencial: Assista ao vídeo com o professor Antonio Joaquim Severino e continue a produção textual do pré-projeto de pesquisa.
* Princípios do Materialismo Histórico-Dialético e Pesquisa Participante;
* Pesquisa-ação colaborativa.
*Abordagens qualitativas e quantitativas em Educação;
* Pesquisa-ação e seus desdobramentos;
* Material de Elaboração de Produtos Educacionais (MEPE).
Reunião de alinhamento do ProfEPT em Goiânia.
Feriado.
As aulas foram trocadas com a disciplina de Seminario.
Entrega de atividades e fechamento da disciplina.
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